navegar pelo menu
agosto 14, 2018 -

[RESENHA] O som do amor, de Jojo Moyes




Sinopse: Matt e Laura McCarthy são obcecados pela ideia de herdar a Casa Espanhola — uma construção malcuidada e quase em ruínas no condado de Norfolk, interior da Inglaterra, que tem um valor simbólico para os moradores locais. Para atingir esse objetivo, Laura, a mando do marido, faz todas as vontades do velho Sr. Pottisworth, o proprietário. Entretanto, como o homem nunca deixou nada por escrito, quem acaba por herdar a casa é uma parente distante, Isabel Delancey.Primeiro violino na Orquestra Sinfônica Municipal, em Londres, Isabel tinha uma vida tranquila com seus dois filhos e o marido, mas tudo virou de cabeça para baixo quando ele morreu em um acidente de carro e deixou uma grande dívida. Sua única oportunidade de recomeço é fincar moradia na Casa Espanhola — algo que o casal McCarthy vai tentar impedir a qualquer custo. O som do amor é um romance sobre obsessão, manipulação, segredos e paixões. Por meio de personagens carismáticos e capazes de tudo para realizar seus objetivos, Jojo Moyes mantém seu estilo inconfundível em uma brilhante história de recomeços.

A história gira em torno da Casa Espanhola, mas o livro é uma verdadeira história mexicana!
Somos apresentados a vários personagens muito bem construídos e situações que, apesar de inverossímeis, deixa qualquer leitor com curiosidade sobre o que vai acontecer em seguida.
Laura e Matt McCarthy são obcecados pela Casa e, com isso, Laura se vê na necessidade de agradar o velho a todo custo para que consiga herdar a casa, no entanto com a morte repentina dele, sem provas concretas de que a casa seriam dos McCarthy, quem herda a casa são os únicos parentes vivos dele, os Delancey que, com o acidente de carro de seu marido, Isabel Delancey começa a perceber que a vida não é do jeito que ela sempre viveu e se encontra em um mar de dívidas.
Isabel, que sempre seguiu seus sonhos de ser Primeiro Violino na Orquestra Sinfônica Municipal e sempre teve alguém com quem cuidar de seus dois filhos e que pagassem todas as despesas, se vê em conflito consigo mesma para driblar essa enrascada no qual se encontra. É assim que ela decide que, a melhor maneira de encurtar as dívidas, é vendendo sua casa em Maida Vale e se mudar para a casa espanhola que herdou, o que não esperava era que o Sr. Pottisworth teria deixado a casa totalmente acabada e precisando de reformas urgentes.
Matt, que é pedreiro, se vê na necessidade de ajudar e estorquir todo dinheiro de Isabel para fazê-la vender a casa para eles, e assim começa todo o enrendo envolvente da narrativa inconfundível de Jojo Moyes.

Consegui enxergar claramente cada evolução dos personagens assim como o desespero dos Delancey e a obsessão dos McCarthy. A cada página você encontra segredos sombrios que podem decidir o destino da Casa Espanhola, a cada linha você encontra alguém diferente querendo conhece-la também. Mas, acima de tudo, apesar de todos os desastres e anomalias existentes na casa, você vai sentir a compaixão existente ali dentro e a paz que ela dá.
Isabel precisa decidir entre ficar com a Casa Espanhola, ou voltar para Londres e seguir seus sonhos, pela primeira vez ela precisará decidir quem vem em primeiro lugar: sua carreira ou seus filhos? E entender como a mudança de casa também refletirá a mudança de sua vida quando percebe que lá ela precisará ser uma mulher crescida e uma mãe presente. Onde em Londres ela tinha tudo fácil, em Norfolk ela precisará fazer tudo aquilo que jamais pensou que faria, ser uma mulher independente, tomar decisões difíceis e crescer.
Um dos aspectos que eu mais gostei é que fica bem evidente a transição da vida da cidade grande para a vida em um pequeno vilarejo, as diferenças de culturas e pessoas, as divergências existentes até na preparação de comida ou a forma como ela chega a mesa de jantar.
Uma história que nos faz refletir até que ponto você estaria disposto a conseguir o que quer, mesmo que tenha que passar por cima da bondade das pessoas, qual o momento exato para dar um basta nas situações cotidianas que muitas vezes deixamos para depois com medo do resultado, ou então: até que ponto uma casa pode definir o futuro da sua família?
Por isso eu vos digo, não é apenas uma Casa Espanhola num pequeno vilarejo, é o ápice do conhecimento sobre si mesmo e sobre o que você está fazendo com sua vida e carreira!
É só questão de tempo até vocês também se apaixonarem pela Casa Espanhola.

6 comentários:

  1. Jojo 💖
    Eu gostei desse livro, o início é um tanto lento e demorei pra me conectar, mas depois consegui entrar no ritmo.
    Realmente é um drama mexicana, e muitas vezes fiquei surpresa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive tanto interesse nesse livro e infelizmente não consegui mudar isso lendo a resenha.
    Adorei a postagem e foi o suficiente para satisfazer minha pouca curiosidade com a história. Não sou muuuuito fã da autora, mas uma coisa que eu amo são as capas dos livros dela.
    (Eu quero esse croissant kkkkk)
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Resenha incrível! Não gosto muito De Jojo mayes, porque li Como eu era antes de você e quase morri de chorar, gosto de livros com finais felizes! hahahahah
    abtacab!

    ResponderExcluir
  4. Murilo!
    A Jojo traz sempre temas bem polêmicos e ver que aqui fala de amor fraternal e da ambição que há entre pessoas e famílias, é bem polêmico.
    Que bom que podemos aprender várias lições, isso é importante em uma leitura.
    Uma ótima semana!
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Murilo!
    Adorei ler sua opinião sobre o livro, eu li apenas um livro da autora, estou louca para conhecer outras obras...As capas dos livros dela sempre me chamam atenção, este parece ter um enredo maravilhoso, espero ter oportunidade um dia de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu devo confessar que eu sinceramente não gostei muito desse livro da Jojo sei que ela fez muito sucesso com o livro como eu era antes de você principalmente quando ele foi adaptado ao cinema mas quando eu fui ler esse livro eu me senti muito mal com toda a quebra de expectativa já que a história é só conseguia me dá dor de cabeça e

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial