navegar pelo menu
fevereiro 28, 2016 -

[RESENHA] Redenção - Livro Um: Legionella, de M. A. Costa




Título: Redenção - Livro Um: Legionella
Livro: Saga Redenção, 01/02
Autor(a): M. A. Costa
Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 270
Gênero: ficção científica, fantasia, literatura brasileira
Adicione ao Skoob
Compre aqui

Sinopse:
Caos, ódio e morte voltam a bater à porta da humanidade. No século XXVI, um grupo racista desenvolve uma super bactéria que mata seletivamente. Caberá a Peter Brose, político jovem, influente e bem intencionado, o desafio de salvar a humanidade de sua autodestruição. Entretanto, sua experiência de vida não o preparou para os fatos deploráveis que se seguirão.
Legionella, primeiro livro da série Redenção, dá o pontapé inicial nesta trilogia de ficção científica com muita ação, suspense e imaginação. Ao mesmo que o mundo idealizado pelo autor tem a plausibilidade como principal característica, os personagens que nele habitam são únicos, e os caminhos que a obra segue são marcados pelo inesperado.
Além de entreter, a obra de M.A. Costa leva o leitor a refletir sobre a essência humana e os caminhos que a humanidade insiste em seguir, apesar de sua privilegiada capacidade de evolução como espécie e de cada um de nós como indivíduo. 

O livro conta a história de Peter Brose, primeiro-ministro da União afro-americana, com 127 anos. Podemos ver o quanto a tecnologia avançou logo no início do livro, permitindo aumentar a expectativa de vida dos seres humanos; assim como é possível saber quem são seus descendentes de 100 anos atrás.

Todo esse conhecimento causa uma crise de identidade, fazendo alguém mal e  xenofóbico a criar a bactéria Legionella pneumophila, causando a morte de milhares de pessoas, e é isso que ele e um grupo de cientistas tentam impedir.

Peter narra em primeira pessoa, de sua infância até se tornar primeiro-ministro. Usa e abusa de fatos históricos e detalhes para nos contar sua história, o que chega a ser um pouco cansativo, embora necessário.


Um fato bem interessante do livro é que por mais que seja uma sociedade futurística, com avanços tecnológicos incríveis, ela continua a mesma. Os mesmos preconceitos, um achando que é melhor que o outro, guerras desnecessárias. E acho isso bem real. Acho que nunca iremos nos livrar completamente desses males, infelizmente.

Já falei várias vezes que amo livros distópicos, então esse livro me conquistou logo de cara, ainda mais abordando uma bactéria que causa uma epidemia. Você deve estar pensando "ah, tem tantas histórias iguais a essa", pois está enganado. Ela vai em uma direção completamente diferente do que, pelo menos eu, estou acostumada. O foco não é a sobrevivência de um grupo num apocalipse, como muitos livros sobre epidemias por aí. Legionella tem um diferencial, um potencial incrível. O final me deixou com gostinho de quero mais, com o cliffhanger sobre a Lua... Dê uma chance pra essa obra incrível do brasileiro Marcelo Costa.

Quotes:


"Quero sim deixar um mundo melhor para meus filhos mas quero um mundo melhor JÁ. Quero viver neste mundo."

"Quero convocar a todos vocês para esta luta comigo: que sejamos vigilantes, que ensinemos aos nossos filhos a tolerância, que derrubemos os muros reais e irreais que dividem os povos e as nações."

"Quase que da noite para o dia fui lançando a um desafio maior do que jamais imaginara. Era impossível não sentir medo . Medo de falhar. Medo de fazer algo errado."

68 comentários:

  1. Amei a resenha :*

    a-cacheada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Faz tempo que não leio uma distopia, e me interessei muito por esta. Já vi a capa deste livro algumas vezes e gostei muito de conferir sua resenha, deve ser mesmo uma estória surpreendente e interessante. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando o livro trata de situações atuais (tipo a xenofobia que você citou), acho que deixa a história ainda mais interessante. E fiquei curiosa pra saber que potencial é esse que Redenção tem.

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  4. Uaaau, adorei essa resenha. Fiquei mega interessada por esse livro.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha, quero ver se leio!! vou procurar
    beijo
    www.haynhenemartins.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vi esse livro em bastante blogs e até pareceu na minha caixa de e-mail <3
    Faz tempo que to interessada na leitura *--*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o universo te mandando sinais pra você ler, haha!

      Beijos

      Excluir
  7. Esse tipo de livro eu não gosto muito, mas a resenha muito boa.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Realmente bem pensei que poderia ser igual às outras distopias, mas depois dos seus comentários fiquei curiosa para conhecer a história.

    - Blog Entretanto -

    ResponderExcluir
  9. nunca ouvi falar desse livro,, mas confesso que não me interessou muito pois não curto livros desse gÊnero rs
    Mas gostei da sua resenha.


    Beijos
    http://blogdathaiara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que daora!! =O Adorei a premissa do livro, não conhecia..

    Ps. Respondi a tag que vocês me indicaram. <3
    Beijos,
    Postando Trechos - Tag

    ResponderExcluir
  11. adorei o blog! otima dica
    www.haynhenemartins.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, tudo bem contigo ???
    Uau, simplesmente uau !!! Adorei a premissa desse livro, parece ser um livro maravilhoso, que nos faz pensar e refletir. E gostei de saber que o autor se utiliza de fatos históricos também, coisa que amo, por isso já estou aqui pensando que esse livro é o livro perfeito para mim !!!
    Gostei de conhecer um pouquinho mais sobre essa história, se tiver a oportunidade com toda a certeza lerei o livro !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante do gênero ficção científica, assim como a fantasia. Não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante. Sua resenha está muito bem desenvolvida. beijos, Fê

    ResponderExcluir
  14. Nossa, de cara já achei a capa super interessante, já passa um ar de suspense e mistério!
    Amo filmes deste estilo, mas é difícil eu ler este gênero, confesso que fiquei curiosa para sabe como a história se desenrola!

    Beijo.
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ola Carol me chama atenção o fato que você comentou sobre mesmo no futuro com tantas evoluções o mundo ainda manter o preconceito, triste e muito perto da realidade esse fato, gostei da premissa do livro, a capa está linda e me chamou muito atenção . Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Essa è a segunda resenha que leio sobre esss livro e agora confesso que fiquei em dúvida. Pois a outra resenha que li foi muito negativa dizendo que a Leitura é arrastada ( fato que você citou) , que quase não há diálogos e você só vê os fatos pela cabeça do senador. Quando vi essa resenha perdi a vontade de conhecer a obra...
    Agora estou lendo a sua que diz que gostou, que é diferente e mostrou toda a empolgação quanto ao enredo e deu até cinco estrelas...
    Acho melhor eu dar uma chance para a leitura e tirar minhas conclusões neh?! Já que as opiniões estão muito diversificadas.
    Depois te conto se gostei.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai do gosto de cada um... se você gosta de distopias e saber a história por trás daquilo tudo, é um prato cheio pra você!

      Beijos

      Excluir
  17. Olá!
    Olha... Juro que não o achei como outros livros, pelo menos não pela sinopse.
    Esse livro me fez lembrar muito sobre uma aula que dei essa semana falando de como um cientista separou a humanidade em 12 espécie e manipulou os resultados para dizer que a "espécie" européia seria a mais evoluída, mais tarde Adolf Hitler se inspirou nas ideias desse cara e já conhecemos o fim da história...
    O ser humano está sempre querendo ser melhor que o próximo, acredito que vou apreciar bastante a leitura desse livro por trazer esse tipo de questão.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá linda,

    a premissa é bem original e parte de um pressuposto de que a sociedade sempre tem seus preconceitos vive num ciclo vicioso sem fim. Há tempos de "paz" e muitos momentos de guerra e que causa caos e destruição devido ao uso da crueldade e dogmas errados.

    Beijos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-quando-ela-se-foi.html

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Achei bem legal essa distopia e diferente, nunca li nenhum em que a expectativa de vida foi aumentada e que tenha um super virus matando as pessoas. Gostaria muito dr saber qual o objetivo do livro e em torno de que o enredo gira, já que diferentemente de outras distopias essan gira em torno de um grupo tentando sobreviver. Adorei a sua resenha e acho que darei uma chance.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol
    Gosto muito de distopias e essa em que as pessoas vivem mais tempos e há muitas referências histórias chamou muito minha atenção.
    Não conhecia Redenção, mas fiquei curiosa para saber como o enredo se desenvolveu.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Olá Carol,
    Já tinha visto esse livro na internet, mas nunca havia lido uma resenha dele.
    Gostei muito de saber que trata-se de uma distopia e achei interessante a autora ter mantido os preconceitos que temos hoje em dia. Fiquei bem curiosa em saber como ela trabalhou isso e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nossa, sabe que olhando a capa eu fiquei pensando que era algo de romance e tudo o mais e lendo a sua resenha é bem diferente. É algo mais de mistério e de fantasia né. E não acho que tenha milhares de livros assim, pelo menos eu não encontro tantos e é um tema atual se for analisar com toda esta questão de zika e tudo o mais porque eu acredito que é o homem que cria todos estes vírus!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Carol, não conhecia o livro e fiquei bem empolgada com a resenha porque acho que nunca li uma distopia que tenha elementos históricos na trama e achei muito bacana e original!!! O lance da bactéria e tudo deve ser bem diferente de se ler e eu quero poder apreciar o mais rápido possivel!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi *----*

    Vi uma resenha desse livro e ela foi bem negativa ai vejo a sua e me confundiu toda, vou ter que conferir para ter um opinião formada. Achei legal a premissa do livro, adoro distopias e essa parece ser bem legal, ainda mais pelo protagonista ser um senador, imagino as intrigas políticas que tem.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olha eu sinceramente já conhecia a obra do autor.
    Eu o tenho até em ebook pra tu ter uma ideia e estou querendo muito fazer a leitura. Espero poder ler assim que possivel, porque quero entrar mais nesse mundo distópico sabe? Mas tipo, lendo sobre a trama eu não me senti muito envolvida não, acho que também porque tu não falou muito para não dar spoilers, mas eu vou com certeza tentar conhecer, até porque são livros assim que nos surpreendem e espero gostar.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/reflexao-parte-3.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem simples, então não tem como contar muita coisa. Mas leia!

      Beijos

      Excluir
  27. Olá, tudo bom?

    Ótima resenha! Ainda não conhecia esse escritor, o que parece um sacrilégio e eu estou realmente chateada por não saber dele antes. Eu não li o livro, óbvio, mas só de ler esse post já dá pra saber que eu vou adorar. Adoro distopias também, mas essa parece ser bem diferente do que estou acostumada.

    Enfim, obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    EU já recebi alguns comentários positivos sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade ler. Gostei muito da temática, ainda mais por ser um distópico, pois gosto desse gênero. O que me chamou a atenção foi o comentário que ele vai para uma direção diferente do que estamos acostumadas, onde fiquei curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  29. Olá, sabe que eu não sou muito fã de distopias, mas devo confessar que esse livro chamou muito minha atenção, eu nunca tinha visto uma distopia que tenha como tema uma bactéria que cause uma epidemia, para mim essa é nova. Gostei muito e pretendo ler sim o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem??

    Gostei bastante da obra, o enredo me cativou e eu adoro quando contextualizam com fatos históricos... Mesmo sendo ás vezes um pouco demais, como foi comentado, eu geralmente não me canso e ainda quero mais! Adorei a resenha :)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!! :)

    Já não leio distopias há algum tempo... e a saudade bate forte!! hehe

    pareceu-me uma ótima aposta, por ser diferente daquelas às quais estamos habituados!! Maravilha! O facto de mostrar que a sociedade apenas evoluiu em tecnologias... Mas o preconceito, guerras e tudo mais continuam! EU QUERO ESSES LIVRO!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  32. Oi

    Já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro e como amo distopias ele me chamou bastante atenção. Essa trama toda de política e evolução da humanidade eh sempre bem interessante. Espero em breve conferir.

    Bjos

    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Gosto muito do gênero distopia e como ultimamente ando lendo muito livros nacionais, fiquei curiosa para conhecer esse também.
    Confesso que não gosto de leituras arrastadas, mas como você disse as vezes é necessário para que os leitores possam conhecer melhor a estória.
    Fiquei curiosa e intrigada com o fato de os humanos poderem viver até mais de 100 anos, e com o problema que vivemos atualmente da superpopulação, gostaria de saber como o autor desenvolverá essa parte.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Meu Deus!!!! Já imaginou chegar aos 127 anos??? É tempo demais para viver. Achei o livro super interessante, não imaginava que ele era uma distopia. E você disse uma coisa que é verdade: Mesmo com um mundo cheio de tecnologias, alguns preconceitos não mudam. Acredito que seja assim até hoje. Amei a resenha e o livro.
    Bjs

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial